Thursday, February 07, 2008

QUEM NÂO SE LEMBRA DO VIVÀMUSICA


«Magazine musical que vai para o ar quinzenalmente e é inteiramente dedicado à musica rock portuguesa incluindo também um noticiário de actualidades musicais. Serão igualmente divulgadas as posições no TNT (Todos No Top)».

Programa da autoria de Jorge Pego, João Egreja e Manuel Medeiros. Produção de Manuel Medeiros e apresentação de Jorge Pego.

Nasceu para fazer o aproveitamento dos telediscos que iam chegando todos os dias à RTP. O autor e apresentador era Jorge Pêgo que na mesma altura apresentava o programa "TNT - Todos No Top" na Comercial. Trabalhava em rádio desde o início da década de 70 tendo colaborado em televisão no programa "ligeirissimo" (1977) e na segunda fase de "Semi-Breves" (1979).

Depois de ser convidado para fazer o programa sugere que o programa passe a apoiar a música portuguesa que vivia o emergente "boom" do rock português. O programa começa por ser transmitido, quinzenalmente, na RTP2. Graças à popularidade obtida o programa passa a ser transmitido, todas as semanas, pela RTP1.

Os três primeiros programas foram apresentados na RTP-2. O primeiro programa foi dedicado ao Rock, o segundo à Banda do Casaco e o terceiro ao último álbum de Sérgio Godinho ("Canto da Boca"). No programa de 10 de Junho de 1981 (Quarta-Feira, RTP2) foram divulgados Banda do casaco ("NoJardim da Celeste"), Dina, Sérgio Godinho e Fisher Z.

Depois de um intervalo, durante o mês de Julho, o programa retomou em Agosto passando a ser transmitido semanalmente na RTP-1 aos sábados ao fim da tarde.

«O programa deve grande parte do seu êxito, numa primeira fase, ao empenhamento, à carolice e amor à música de uma equipa liderada por João Igreja e Manuel Medeiros. Ao ter feito mais de uma centena de telediscos com músicos portugueses contribuiu decisivamente para que se ouvisse mais música portuguesa. Os tempos do boom do rock português foram os tempos em que o programa esteve no cume mais alto da sua popularidade e aceitação.» JORGE PEGO

Em 1986 começou uma segunda série com o trabalho de realização a cargo de Ricardo Nogueira. O programa tinha 25 minutos de emissão. Veio substituir o programa "Videópólis" de Alvaro Costa. Foi também a época em que começaram a ser transmitidos os programas do Europe Chanel e Music Box/Super Channel.

«O projecto inicial tinha como objectivo prioritário de apoiar a divulgação da música portuguesa mas também considerava a música estrangeira. Não tem tido o indispensável suporte de meios técnicos que permitisse incluir a percentagem de produção nacional desejada O que levou a uma maior presença do material internacional. Pode ser que um dia a RTP dê à música outra importância» Jorge Pego, 1987

«Entre a primeira e a segunda séries de Vivamúsica passaram-se três anos. A segunda fase do programa duraria seis meses, e já lá vão oito desde que acabou essa série. [em Abril deste ano]. Estava para voltar em Outubro mas houve um atraso devido à passagem de produção interna para produção externa.»

«O programa, nesta terceira série, inclui o top de vendas nacional. Além de Jorge Pego o programa passou a contar com a participação de Luís Montez. O programa contava também com a colaboração de João Gobern e de Luís Pinheiro de Almeida.»

No comments: